Blog de Cultura Libertária

Barbárie é um texto, uma visualização, daquilo que ocorre nos novos e velhos mundos. Idéias libertárias, sem egocentrismo, sem a arrogância de velhos e novos arautos pseudo-libertários. Ação e Cultura alternativa, ecologia e solidariedade.







domingo, 8 de agosto de 2010

Editorial Barbárie Julho de 1979


Vivemos uma era de violência institucionalizada; do massacre indiscriminado de grupos, populações inteiras e de indivíduos. O meio é a violência em nome do progresso e da civilização. Desse modo, vemos as populações indígenas sendo sistematicamente expulsas de suas terras, preparadas para a “emancipação” e integração na sociedade brasileira e transformando-se em mercadorias – objetos do jogo e do julgo do mercado – enfim, sujeitos a todo tipo de exploração, seja privada ou estatal.



Assim sendo, assistimos, ao assustador desmatamento da Floresta Amazônica para o lucro e interesse particulares com a conivência do Estado, levando à destruição uma das maiores reservas naturais do mundo, pondo em risco o equilíbrio ecológico de toda a América do Sul.



Hoje em dia, outro dos graves problemas que ora atravessamos é o da poluição das águas dos rios, represas e mares que, conduzirá a nível internacional no futuro, a uma crise mundial.



O crescimento da “marginalidade” que assombra aos “donos do poder” e o seu combate para exterminá-la na forma as mais desumanas, através da polícia e outras instituições autoritárias (presídios e campos de concentração), transformam os indivíduos em “feras” ao invés dos “belos” propósitos do Estado em “re-educá-los”.



A Barbárie, nesse primeiro número, gostaria de tratar o mais profundamente possível a todos esses problemas apresentados, fora outros, ainda não sugeridos aqui. Mas, para isso, seriam necessários centenas ou milhares de páginas algo difícil, dado as condições financeiras. Sendo assim, assumimos o compromisso de realizarmos essa tarefa, na continuação desse nosso trabalho. Entretanto, não esqueceremos de uma parte cultural, onde a poesia, o desenho, o conto, etc... terão a mesma importância e o destaque que qualquer outro assunto a ser tratado por nós.



Ao lado disso, gostaríamos de destacar a presença dos movimentos de reação a toda essa forma institucionalizada de terrorismo, além de propormos o debate em torno de propostas libertárias alternativas a essa situação.



Em oposição à “barbárie” destruidora do mundo atual, contrapomos outra, que nascerá dos escombros dessa primeira. Ao invés do trabalho escravizado, propomos o “direito à preguiça”, o trabalho livre e associativo, autogerido. Ao controle dos nossos corpos pelos poderes (pais, educadores, médicos, etc.) sugerimos o direito de dispormos de nossos corpos e dele retirarmos todos os prazeres. Em oposição à civilização moderna, burocrática e hierarquizada, propomos a “Barbárie” criadora. E Libertária.



Coletivo Barbárie



PS - Com esse editorial circulava em julho de 1979 no meio universitário baiano o primeiro número da revista Barbárie .

Nenhum comentário:

Postar um comentário